sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Fera



História da Novela:
Natalie, uma pobre mas bela garota de um bairro humilde, se apaixona e conquista o coração de Victor Afonso, filho da família mais rica da cidade, que foi seu amigo de infância.
Natalie vive com uma velha malvada que a obriga a mendigar para mantê-la, mas também vê nas cartas que “A Fera”, como Natalie é conhecida, conquistará felicidade e riqueza algum dia.
Acreditando que essa felicidade e riqueza estarão ligadas ao Grego, um homem rico que está apaixonado por Natalie, Chona a vende, sem saber que Natalie e Victor Afonso se casaram em segredo antes que ele parta para o estrangeiro, para uma viagem de estudos.
Quando os pais do rapaz ficam sabendo de toda a verdade, desfazem o casamento, sem se importar que “A Fera” esteja grávida do rapaz. Apoiada por sua amiga, uma cabareteira conhecida como “La Costeña” e pelo próprio Grego, Natalie dá a volta por cima e consegue dar à luz gêmeos, mas o que ela não imagina é que o Grego deseja cobrar toda sua generosidade.
Justo aparece na vida de Natalie em um momento de dor e desespero, e ela não entende a razão daquele estranho milionário querer ajuda-la. Mas o que essa “fera” não imagina, é que Justo é, na realidade, seu verdadeiro pai, que por enganos que envolvem a família de Victor Afonso, passou muitos anos na cadeia.
Além disso, há a presença de Brenda, uma mulher bela e maquiavélica que está disposta a tudo para separar Natalie e Victor Afonso, mesmo tendo um amante. Em meio a lágrimas, intrigas e segredos, “A Fera” vai lutar com unhas e dentes pelo amor de Victor Afonso, e assim ser feliz.

Ficha Técnica
Nome Original: La Fiera
Produtor: Valentín Pimstein
Número de Capítulos: 120
Ano de Exibição Original: 1983
Ano de Exibição no Brasil: 1992


Elenco Completo:
Victoria Ruffo - Natalie
Guillermo Capetillo - Víctor Alfonso
Angélica Aragón - La Costeña
Rocío Banquells - Brenda
Lupita Lara - Helena 1#
Nuria Bages - Helena 2#
Isabela Corona - Elodia
Leonardo Daniel - Miguel
Carlos Cámara - Lorenzo
Julieta Bracho - Regina
Juan Antonio Edwards - "El Chamuco"
Javier Marc - "El Griego"
Beatriz Moreno - Lina
Luis Daniel Rivera - Papillone
América Gabriel - Tamara
Oscar Bonfiglio - "Frankenstein"
Juan Verduzco - Marin
Alfredo Alegría - Lupito 1#
Alfonso Iturralde - Lupito 2#
Edith González - Julie
Gabriela Ruffo - Carmela
Carlos Rotzinger - Joaquim
Fernando Larranaga - Don Herrera
Roxana Saucedo - Lulu
Servanto Manzetti - Pedro
Aurora Clavel - Sor Trinidad
Ernesto Laguardia - Raul
Nadia Haro Oliva - Elisa
Miguel Angel Ferriz - Rolando Miranda
Raymundo Capetillo -Marcel
Maricruz Najera - Angelina
Lucianne Siva - Ramona
Fernando Borges - Edmundo Gascon
Roberto Ruy - Taxista
Eduardo Kastell - Recepcionista
Christopher Lago - Víctor Alfonso (criança)
Nayelli Zaldívar - Natalie (criança)

_______________________________________________________________________

Personagens Principais:

Natalie (Victória Ruffo)
















Victor Afonso (Guilhermo Capetillo)











_______________________________________________________________________

Aberturas da Novela:

Abertura no Brasil (SBT):


Abertura Original:

_______________________________________________________________________


Curiosidades da Novela:

- O ano era 1983. Em meio a vários êxitos, Valentim Pimstein lança mais um clássico: A Fera. Não foi diferente, a novela foi outro sucesso.

-A história era um remake do clássico La Gata, protagonizada por Amparo Rivelles e Juan Ferrara, e apesar de ter feito sucesso, não superou o impacto da versão original, que é considerada até hoje uma obra-prima.

- A produção de A Fera era bem simples. Pouquíssimas externas e cenários escassos, mas a boa história e a interpretação dos atores serviu de motivação para uma grande novela. Valentim Pimstein deu a primeira oportunidade como protagonista à Victoria Ruffo, uma jovem e bela atriz, que soube aproveitar a chance e logo de cara virou uma grande estrela. Victoria marcou como Natalie, a heroína pobre impedida de ficar com seu grande amor pelas armadilhas dos pais do galã. Sua interpretação rendeu-lhe um prêmio TV y Novelas como Melhor Atriz Jovem. Até agora, é seu único prêmio e sem dúvida o papel que mais lhe marcou.

- Falando em galã, A Fera, para Guillermo Capetillo, representou sua consagração definitiva. Guillermo virou o galã do momento na Televisa, e foi emendando êxito atrás de êxito. Junto a Victoria Ruffo, foram o par romântico mais querido da época. Até hoje, o que mais se recorda dessa novela é esse marcante par romântico.

- Ainda vale destacar uma das vilãs mais odiadas das telenovelas, Brenda, em mais uma atuação magistral de Rocio Banquells. Venenosa, ambiciosa e cruel, tentou de tudo para separar Natalie e Victor. No final, foi assassinada por Marcel (Raymundo Capetillo), seu amante, e a quem tinha traído em seus negócios sujos.
Outro romance que marcou na novela foi o da melhor amiga de Natalie, a cabareteira conhecida como La Costeña (Angélica Aragon) com Miguel (Leonardo Daniel), irmão de Victor.

- Houve duas substituições no elenco de A Fera. Helena, a mãe do galã, era inicialmente vivida por Lupita Lara, foi trocada por Nuria Bages. Essa mudança deveu-se a que Lupita Lara decidiu continuar na série cômica Mi Secretária. Alfredo Alegria foi substituído por Alfonso Iturralde no papel de Lupito.

- No Brasil, A Fera veio no embalo do sucesso de Simplesmente Maria, e já era bem antiga quando foi exibida. Não alcançou o mesmo sucesso da história de Maria Lopes (Victoria Ruffo). Em compensação, no México, Natalie é o papel mais querido e recordado de Victoria Ruffo.

- O lado ruim de A Fera é que a ação da novela se concentrou no início, caindo ao longo da história. Depois do casamento de Natalie e Victor, já não empolgou como antes.
Sua versão original, La Gata, é considerada superior, pois em A Fera, muitas mudanças aconteceram. A história em A Fera usou e abusou de clichês. Depois do casamento, ela tem gêmeos, fica cega, recupera a visão, se divorcia, fica rica, e depois briga pelo homem que ama com Julie (Edith González). Tudo isso que acontece após o casamento representa o esticamento que a novela teve devido ao seu êxito, e onde colocaram situações que se distanciaram, e muito, de La Gata.

- Anos depois, outra versão da novela é feita, Por Un Beso. E ainda que o fio central da história fosse o mesmo, não teve o mesmo sucesso que A Fera, e muito menos que La Gata. Muitas modificações foram feitas. A mãe do mocinho por exemplo, já não era tão má como Helena, que até o último capítulo tentou prejudicar Natalie. Em Por Un Beso, a heroína não era selvagem e escandalosa como em A Fera. Na nova versão o elenco original foi substituído por: Natalia Esperón (Victoria Ruffo), Víctor Noriega(Guillermo Capetillo), Mercedes Molto (Rocio Banquells),Enrique Rocha (Carlos Cámara), Luz Maria Jerez (Lupita Lara/Nuria Bages), Luz Elena González (Angélica Aragon), Raul Magaña (Leonardo Daniel), Margarita Magaña (Edith González), Jorge Poza (Juan Antonio Edwards). Curiosamente, os nomes dos personagens centrais de A Fera, Natalie e Victor, foram os mesmos dos atores da telenovela Por un beso, Natalia Esperon e Víctor Noriega.

- Na época que a novela foi exibida no Brasil o SBT costumava editar as aberturas. Algumas delas eram feitas com cenas da original, o caso de A Fera foi totalmente diferente, com uma modelo brasileira e a imagem de uma onça sobre seu corpo.

- O SBT produziu uma versão brasileira da novela A fera. (que por sua vez, é remake de La gata) a novela recebeu o nome de Seus Olhos, protagonizada por Carla Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário